Destacando a Extensão Universitária

Muita gente comenta sobre projetos, iniciação científica e estágios. Esse papo não é apenas de quem acaba de entrar na faculdade, doido para saber as oportunidades que o esperam. Muitos alunos antigos, os veteranos, vêem na universidade grandes ajudas tanto para o conhecimento quanto para a vida profissional. É nesse contexto que surgem as EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS.

Envolvidos pelas matérias já consagradas em cada curso, o aluno de graduação acaba tendo seu tempo apertado, principalmente para aqueles que cursam integralmente. Porém, mesmo assim, há quem goste de se envolver em atividades extra-curriculares para agregar conhecimento e ver na prática sua própria formação.

Os projetos de extensão universitárias estão presentes, em sua maioria, nas universidades públicas, que no caso do Brasil são as principais desenvolvedoras de novidades que passam a ser utilizadas na vida cotidiana. Caso comum é da tecnologia e da ciência. Nas universidades brasileiras há diversos projetos orientados por professores renomados e muitas vezes pós-doutorados em assuntos de abrangência geral.

Hoje, muitas empresas solicitam como pré-requisito na hora de contratação, participação em projetos extra-curriculares. São exemplos comuns a participação em competições da SAE Brasil e Internacional, que realiza disputas entre as universidades em categorias como Aerodesign, Baja e Fórmula SAE, onde os alunos desenvolvem projetos e aplicam os conhecimentos da Engenharia. Algumas empresas também exigem pelo menos uma iniciação científica.

Sendo assim, levando-se em conta as vantagens que esses projetos fornecem ao estudante universitário, algumas faculdades se vêem na obrigação de realizar eventos que mostrem os projetos desenvolvidos dentro do câmpus e abrem portas para críticas e sugestões. É o caso da Unesp, campus de Bauru.

[photopress:u.jpg,full,alignright]A Faculdade de Ciências de Bauru (FC), juntamente com a Faculdade de Artes Arquitetura e Comunicação (FAAC) e a Faculdade de Engenharia (FEB), todas da Unesp, estão desenvolvendo esse mês, nos dias 26 e 27, um FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. A presidente da comissão do evento é a professora doutora Denise Fernandes de Mello, do departamento de Física da FC.

O evento também é o VI Fórum e a 3ª Mostra de Extensão Universitária da Faculdade de Ciências. A programação inclui palestras, mesas redondas e mostra de trabalhos e está disponível no site. O Fórum tem por objetivo:

  • discutir o Significado da Extensão Universitária nas Instituições Públicas do Estado de São Paulo, com a participação dos Pró-Reitores de Extensão Universitária da UNESP, UNICAMP, USP e UFABC;
  • analisar as Tendências e Perspectivas da Extensão Universitária da UNESP e, especialmente, dos Projetos de Extensão Universitária da Faculdade de Ciências, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru;
  • identificar novas parcerias na comunidade bauruense, para ampliar e valorizar as ações de Extensão Universitária do Câmpus de Bauru;
  • proporcionar uma maior integração dos saberes e experiências entre os docentes-pesquisadores, alunos de graduação/pós-graduação e participantes da comunidade bauruense e região dos Projetos de Extensão Universitária;
  • disseminar os conhecimentos acadêmicos, científicos e culturais dos Projetos de Extensão Universitária desenvolvidos pelos docentes e discentes do Câmpus de Bauru, propiciando à comunidade em geral aprimoramento conceitual, possíveis aplicações e, conseqüentes melhorias sociais;
  • buscar maior integração e aprendizagem entre os participantes, professores e alunos responsáveis pelos Projetos;
  • propiciar aos docentes – pesquisadores e discentes pontos de análises no que se refere ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e o princípio de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, bem como, discutir a relação teoria e prática dos conhecimentos acadêmicos e científicos.
  • VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*