Intervenções Urbanas

Hoje existe uma crítica muito grande em cima das tecnologias. O mais discutido se baseia no fato de que as pessoas estão se fechando em seu mundo solitário e a comunicação e o contato direto estão se tornando segundo plano na vida como um todo.

[photopress:vf.jpg,full,centered]

Mas nem todas as tecnologias bloqueiam de fato a relação externa entre as pessoas. Foi assim que surgiram as intervenções urbanas digitais. Em 2010 aconteceu na Rua Augusta, um dos mais movimentados lugares noturnos de São Paulo, a Vídeo Guerrilha, organizada pela empresa Visual Farm, sob o comando do VJ Alexis. O evento transformou a Augusta em uma galeria de arte gigantesca que chamou a atenção de todos que passavam na região.

Veja abaixo a vídeo reportagem de Carol Thomé, da Band, sobre o evento:

Mas tudo isso não para por aí.

[photopress:rmc.jpg,full,centered]

Este ano a Visual Farm e o VJ Alexis estão com novidades. Este ano terão apresentações especiais na Rio Music Conference (RMV) que acontecerá de 4 a 8 de março, comemorando o Carnaval 2011. A equipe vai explorar as possibilidades de mudanças visuais no palco Ipanema, por meio de projeção mapeada, técnica que permite o uso de imagens animadas sobre objetos.

  • O RMV é o maior encontro sobre música eletrônica e entretenimento do Hemisfério Sul, o Rio Music Conference é um ambiente para fechamento de negócios, networking entre executivos do mercado, artistas e fãs, difusão de informações e, claro, palco de apresentação para os maiores nomes da música eletrônica mundial. Um pólo de convergência do mercado que coloca o Brasil no mapa mundial dos negócios de música e entretenimento, apresentando o país a players internacionais.

De acordo com Alexis, a solução vem sendo utilizada no mercado de marketing promocional, publicitário e principalmente em eventos, como o Rio Music Conference, porque traz um efeito único e é uma atração à parte em qualquer espetáculo. “Nesse mapeamento computadorizado, a superfície dos objetos serve de tela para a projeção em 3D para, em seguida, o computador calcular como a imagem se ajustará com base nas curvas e reentrâncias dos objetos”, afirma.

Quer coisa melhor do que unir arte e tecnologia em um cenário como o do Rio de Janeiro?

Veja mais vídeos da VisualFarm no canal do youtube:

http://www.youtube.com/user/visualfarm

Agradecimentos: Alan Cruz – Voice Comunicação Institucional

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*